sexta-feira, 5 de julho de 2013

Vídeo Aula 19 - O todo pela parte



Estigma

s.m.

1. Marca, sinal, cicatriz perdurável;
2. Cicatriz que deixa uma chaga, uma doença: os estigmas da varíola;
3. Fig. Marca infamante; labéu, ferrete: os estigmas do vício;
4. S.m.pl. Marcas semelhantes às das cinco chagas de Cristo crucificado, recebidas por alguns santos da Igreja católica.


Definição extraida de: http://www.dicio.com.br/estigma/

De acordo com a vídeo aula, baseada nas ideias de Goffman, estigma é a situação do indivíduo que está inabilitado para aceitação social plena. Para o autor, “Um indivíduo que poderia ter sido facilmente recebido na relação social, possui um traço que pode se impor a atenção e afastar aqueles que ele encontra, destruindo a possibilidade de atenção para outros atributos seus”.
Muitas vezes, generalizamos as pessoas deficientes de forma a não valorizar qualquer outro atributo que essa pessoa possua, fato que nos mostra o quanto é importante lutar contra a estigmatização do ser humano, independentemente deste possuir ou não alguma deficiência.
Em outras palavras, podemos cometer enganos como gritar com um cego, ou infantilizar o diálogo ao nos comunicar com o portador de deficiência.
A professora também utilizou uma estória infantil para ilustrar a aula, uma vez que na obra Pedro e Tina, uma amizade muito especial, o autor Stephen Michael King nos fala sobre a necessidade de sermos equilibrados: masculino e feminino, certo e errado, positivo e negativo.
Como educadores, precisamos incentivar nossos alunos a conviver com o diferente, de forma que fatores que outrora estigmatizariam um sujeito, sejam encarados como características que o fazem único e especial.


SUGESTÃO DE LEITURA:


Estigma - Notas Sobre a Manipulação da Identidade Deteriorada

Este livro reexamina os conceitos de estigma e identidade social, o alinhamento grupal e a identidade pessoal, o eu e o outro, o controle da informação, os desvios e o comportamento desviante, detendo-se em todos os aspectos da situação da pessoa estigmatizada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário